NOSSO PROVEDOR

NOSSO PROVEDOR
SEJA BEM VINDO(A)

ÚLTIMAS MANCHETES GARIMPADAS

quarta-feira, 19 de março de 2014

Aeronáutica continua buscas a avião desaparecido em Jacareacanga

Rayline Campos

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) do Salvo Aéreo de Manaus continua efetuando buscas ao avião bimotor, modelo Baro, prefixo PP-LMN que partiu de Itaituba às 11h45, de terça-feira, 18, com destino a Jacareacanga, desaparecendo minutos após a decolagem. O avião da empresa Jotan Taxi Aéreo conduzia cinco profissionais de saúde da FUNASA, que prestavam serviço a comunidades indígenas daquela região.
De acordo a Agência nacional de Aviação Civil (Anac), a situação da aeronave desaparecida, de matrícula estava regular. A Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.

Entre os passageiros do avião, a técnica em enfermagem da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), Rayline Campos, natural de Santarém, levava uma equipe de profissionais de saúde de Itaituba para uma aldeia indígena em Jacareacanga. Ela pediu socorro ao tio, Rubélio Santos, em Santarém, por meio de duas mensagens enviadas ao telefone celular minutos antes de a aeronave desaparecer.
Por volta de 12h17 de terça-feira, Rayline Campos enviou a primeira mensagem ao tio avisando que estava em perigo: “Tio to em um forte temporal e o motor parou de funcionar. Avisa a mamãe que amo muito todos. To aflita, to em pânico. Se eu sair bem aviso. To perto do Jacaré. Reza por nós. Não avisa a tia ainda”, relatou Rayline em mensagem ao celular do tio dela.

Já por volta de 12h48 também de terça-feira, Rayline enviou a segunda mensagem pedindo socorro. “O motor ta parando. Socorro… Socorro… Tio… Tio”, disse ela, através de mensagem ao celular de Rubélio Santos. Raylene é sobrinha do vereador Rubemir pereira, do município de Aveiro.

Segundo a Aeronáutica, o último contato do piloto aconteceu por volta de 12h40, quando ele comunicou a um colega que havia pane em um dos motores do avião e tentaria um pouso forçado. O avião estava a 11 milhas de Jacareacanga, cerca de 4 minutos de vôo, quando fez seu ultimo contato.

A Infraero informou que o desaparecimento do avião foi comunicado ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), que enviou ao local uma equipe de busca para tentar localizar a aeronave e investigar as causas da queda. Um helicóptero do Estado também deve dar auxilio à equipe.

O avião era pilotado pelo comandante Luiz Feltrin, que é considerado um dos mais experientes da área da aviação na região, com mais de 30 anos na profissão.

A administração da empresa Jotan Taxi Aéreo informou que por enquanto não vai se manifestar sobre o assunto.

Além do Salvo Aéreo de Manaus, bombeiros, Defesa Civil, Funasa, Secretaria Indígena, voluntários e amigos das vitimas estão se empenhando para encontrar a aeronave que caiu. Nesta quarta-feira, uma Força Tarefa formada por de varias frentes de busca começaram a percorrer a área onde possivelmente o avião desapareceu.

De acordo com a Aeronáutica, um avião pelicano do esquadrão de buscas e resgate veio de Campo Grande (MS) para auxiliar na procura pela aeronave no Pará, na manhã desta quarta-feira, 19.


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DO GARIMPANDO

Bem vindos a este espaço destinado a divulgação de noticias que afetam nosso dia-a-dia. Um blog democrático que respeita os direitos do cidadão e da liberdade de imprensa, contribua conosco enviando informações úteis a nossa comunidade. Acesse, leia , divulgue.